Embaixatriz da Fomei (República Checa) e da Earbox (PT), Luzir é conhecida pela "Fotógrafa de Espírito Livre" e considerada por muitos como a melhor fotógrafa Portuguesa na área de Danças Urbanas, bem como de fotografia de rua/desporto, onde construiu o seu projeto pessoal, chamado "Freestylers",que atualmente dá a cara por marcas Portuguesas de streetwear/desporto.

Luzir é especializada em fotografia de Desporto e Ação, Dança e Iluminação, conseguindo desta forma aliar os seus conhecimentos à sua formação principal, uma vez que é Licenciada em Educação Física e Desporto. Como fotografia secundária e uma vez que a sua residência é em Baião, realiza timelapses e imagens áreas da Serra do Marão, pela qual é apaixonada. Tem certamente a maior "base de dados" nacional de fotografia e vídeo desta Serra e as suas imagens/vídeos são utilizadas nos sites das organizações de provas de Trail/BTT da zona, bem como em filmes promocionais da Região.

Durante o ano de 2016 esteve em luta contra o Cancro, a qual venceu e regressou novamente ao ativo em janeiro de 2017, não tendo por isso realizado qualquer trabalho nesse ano. Durante este período, Luzir publicou 2 livros de fotografia sobre a Serra do Marão, já que foi lá que se inspirou na sua cura.

É atualmente fotógrafa oficial dos maiores eventos de Dança Portugueses na área das danças urbanas, como Hip Hop International, Porto World Battle, Solverde World Battle, Esposende Street Battle, Convenção Hip Hop Algarve, entre outros.