
As Lagoas de Porto Velho localizam-se nas faldas da Serra do Marão, em Campanhó, Mondim de Basto. É um local de rara beleza paisagística de difícil acesso para quem não conhece e apesar de no Verão terem pouca água, vale a pena o esforço físico que se faz para lá chegar.
Existem várias formas possíveis de chegar aqui e por isso a minha sugestão é simplesmente uma opinião pessoal formulada por uma opinião do meu amigo Savage Angel, organizador do Ultra Trail do Marão, que tão bem conhece esta Serra.
É importante chegar a Campanhó pela N304, a não ser que tenha um veículo 4×4. Se tem dúvidas, venha então ter a este Miradouro e Parque de Merendas (ver link). Daqui siga para Campanhó, conforme pode ver abaixo.

Faça download do track, para poder ver no Google Earth e leve-o consigo no telemóvel: download track (abrir ficheiro com o winrar ou winzip).
Chegando então a Campanhó, deixe a viatura neste local e siga a pé.
Mal estaciona, encontra uma rampa à sua esquerda em terra batida e com pedras de xisto. Está então a 940 metros das Lagoas. Siga por aí e encontrará uma vedação à sua direita. Suba exatamente sempre encostado à mesma e chegará ao caminho, onde pode ver este portão de madeira.

Está no trilho certo! Continue subindo e entre numa bela zona coberta por vegetação.
Passando esta zona, chegará a uma levada. Está a poucos metros do local! Siga pela mesma pelo único trilho existente e chegará às Lagoas.


Chegou ao local. Aproveite para tirar muitas fotos e refrescar-se nas águas desta bela Serra.


Leave a Comment