Chegar às minas de Regoufe (ou Poça da Cadela) e avistar todo o “complexo mineiro” é assustadoramente belo. A alteração provocada na paisagem pela presença de ruínas, das galerias e das escombreiras, confere ao geossítio um elevado interesse do ponto de vista da paisagem cultural e da arqueologia mineira. 

(Todas as imagens estão disponíveis para download em www.istockphoto.com/portfolio/SusanaLuzir )

As minas encontram-se na Freguesia de Covelo de Paivó, Concelho de Arouca, Distrito de Aveiro. Se gosta de ver locais em ruínas com história, este é um dos que deve visitar.

Google Maps Generator by embedgooglemap.net

Estas minas começaram a ser exploradas em 9 Janeiro de 1915 e pertenciam aos ingleses. Durante a II Guerra Mundial, ingleses e alemães (estes ao lado, em Rio de Frades) exploravam volfrâmio paredes-meias uns com os outros, para depois o utilizarem para a construção de armas e munições. Chegaram a trabalhar aqui cerca de 1000 pessoas.

Entre 1935 e 1951 foram extraídos 639 000 toneladas de minério de volfrâmio e estanho das minas na região de Regoufe, e hoje ainda são visíveis as cicatrizes da exploração mineira nas encostas da serra. É possível ver ainda as inúmeras entradas para as minas e embora estejam com paredes e portões a barrar a passagem, é perfeitamente possível entrar, apesar de desaconselhar totalmente.

Se gosta de caminhar, saiba que por aqui passa a “Linha A – Arada“, da Rota da Água e da Pedra, sendo este o ponto nº 9.

Muito há por dizer deste local, mas deixarei isso para descobrirem pessoalmente.

(Todas as imagens estão disponíveis para download em www.istockphoto.com/portfolio/SusanaLuzir )

Referências:
http://rota-ap.pt/linha/arada/ponto/a9-minas-de-regoufe
http://aroucageopark.pt/pt/conhecer/geodiversidade/geossitios/minas-de-regoufe/
http://montanhasmagicas.pt/pt/o-que-fazer/historia-arte-e-cultura/minas/minas-de-regoufe/

Share: